Nasci pra ser Dercy
de Kiko Rieser com Grace Gianoukas voz off de Miguel Falabella
Monólogo presta homenagem a Dercy Gonçalves, artista que rompia padrões e inaugurou uma representação genuinamente brasileira em nossos palcos.
Apoiadores Nacionais de Nasci Pra Ser Dercy
O premiado monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores atrizes do século XX. Desde a estreia, no dia 13 de janeiro, em São Paulo, o espetáculo é enorme sucesso de público e crítica, com temporada prorrogada na cidade. A turnê nacional começou em maio e o sucesso continua por toda a cidade em que passa.
Grace Gianoukas foi vencedora dos prêmios: SHELL e melhor performance, APCA de melhor atriz(2024) e I LOVE PRIO DE HUMOR, já Kiko Rieser foi vencedor do Prêmio Bibi Ferreira 2023 na categoria Melhor Dramaturgia Original por “Nasci pra ser Dercy”. O espetáculo ainda foi indicado ao Prêmio CENIM de melhor monólogo, e prêmio Miguel Arcanjo, melhor direção, peça e atriz.
Dercy Gonçalves (23/06/1907–18/07/2008) faleceu aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Até agora!
O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy através de uma profunda pesquisa, a peça mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade.
Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.
A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato.
“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, fala Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi. “Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de puta, mas que casou e enviuvou virgem, iconoclasta e devota, libertária mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.
“Nasci pra ser Dercy” - Sinopse
A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.
“Nasci pra ser Dercy” - Ficha Técnica
- Texto e direção: Kiko Rieser
- Atriz: Grace Gianoukas
- Voz off: Miguel Falabella
- Diretor de Produção: Paulo Marcel
- Técnico de luz: Hugo Peake
- Técnico de som: Devão Sousa
- Contra regre/camarim: Silvia Lopes
- Cenário e figurino: Kleber Montanheiro
- Desenho de luz: Aline Santini
- Trilha sonora original e arranjos: Mau Machado
- Canção “Malandrinha”: Freire Júnior
- Canção-tema “Só sei ser Dercy”: Danilo Dunas e Pedro Buarque
- Visagismo: Eliseu Cabral
- Assistência de direção: André Kirmayr
- Preparação corporal: Bruna Longo
- Preparação vocal: André Checchia
- Colaboração no processo: Fernanda Lorenzoni
- Assistência de figurino: Marcos Valadão
- Cenotécnica: Evas Carreteiro
- Comunicação e Marketing: Pierre da Rosa
- Assessoria de imprensa: Flavia Fusco Comunicação
- Fotos: Heloísa Bortz
- Assessoria jurídica: Dr. Sérgio Almeida
- Produção Nacional: Ventilador de Talentos
Confira por onde passamos e as imagens!
- 08 e 09/06 - São José dos Campos - Teatro Colinas
- 13/04 - Araraquara - Teatro Municipal
- 06/04 - São Caetano - Teatro Paulo Machado de Carvalho
- 30 e 31/03 - Rio de Janeiro - Teatro Riachuelo
- 09/03 - Araras - Teatro de Araras
- 08/03 - Rio de Janeiro - Teatro Bangu Shopping
- 27 e 28/01 - São José do Rio Preto - Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
- 19 a 21/01 - Rio de Janeiro - Teatro I Love Prio
- 04 a 06/01 - Recife - Caixa Cultural Recife
- 12 a 20/12 - São Paulo - Caixa Cultural São Paulo
- 10 a 12/11 - Salvador - Teatro Sesc Casa do Comércio
- 26/10 - Lençóis Paulista - Teatro Municipal Adélia Lorenzetti
- 12 a 22/10 - Curitiba - Caixa Cultural Curitiba
- 08/10 - Aracaju - Teatro Atheneu
- 07/10 - Maceió - Teatro Gustavo Leite
- 23 e 24/09 - Vitória - Teatro Universitário
- 20/09 a 06/10 - Salvador - Caixa Cultural Salvador
- 26 e 27/08 - Pres. Prudente - Teatro Matarazzo
- 24 e 25/08 - Adamantina - Teatro Fernando Paloni
- 23/08 - São Paulo - Teatro Paulo Eiró
- 16/08 - São Paulo - Teatro Arthur Azevedo
- 11 a 13/08 - Florianópolis - Teatro TAC
- 09/08 - São Paulo - Teatro Cacilda Becker
- 08/08 - São Paulo - Teatro Céu Lajeado
- 04 a 06/08 - Porto Alegre - Teatro São Pedro
- 02/08 - São Paulo - Teatro Alfredo Mesquita
- Rio de Janeiro - 28 a 30/07 - Teatro Miguel Falabella
- 26/07 - São Paulo - Teatro Céu Jambeiro
- 21/07 - São Paulo - Teatro Céu Cidade Dutra
- 09/07 - São Paulo - Teatro CC Diversidade
- 07/07 - São Paulo - Teatro Flávio Império
- 24 e 25/06 - Belo Horizonte/MG - Teatro Sesc Paladium
- 17 e 18/06 - Campinas/SP - Teatro Oficina do Estudante Iguatemi
- 11/06 - Marília/SP
- 10/06 - Botucatu/SP
- 03 e 04/06 - Brasília/DF - Teatro UNIP
- 27/05 - Teresina/PI - Teatro G3 Telecom
- 20 e 21/05 - Barueri/SP - Teatro Praça das Artes de Barueri
- 16 e 17/05 - Caxias do Sul/RS - Casa de Cultura Pedro Parenti
- 12 a 14/05 - Rio Grande/RS - Teatro Municipal
- 29/04 - Campo Grande/MS - Teatro Glauce Rocha
- 11/03 a 26/04 - São Paulo - Teatro Opus Frei Caneca
- 13/01 a 26/02 - São Paulo -Teatro Itália Bandeirantes
Assisti à incrível peça “Nasci para ser Dercy” no teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. A expectativa estava altíssima, pois a Grace é, na minha opinião, o grande nome da comédia contemporânea. E a ela coube interpretar essa figura espetacular que foi Dercy Gonçalves. O resultado foram momentos de muito riso, mas também de muita emoção, ou seja, expectativas mais que superadas! Poucas peças com essa pegada biográfica conseguem fazer jus aos homenageados. No entanto, “Nasci para ser Dercy” é tão grandiosa quanto a própria Dercy! Recomendo demais e adoraria rever. (Inclusive, quero que minha mãe assista, pois ela foi ao velório/enterro de Dercy Gonçalves, numa situação muito engraçada, que mereceria outra peça- hehehe).
Soube através do Instagram que a peça vinha para Recife. Quando eu era criança já admirava a Dercy pela forma irreverente que ela dava suas entrevistas. Assisti trechos de sua histórias no Filme e Série da Hebe, contados por diferentes atrizes. Mas com a Grace… Ah, a Grace me surpreendeu muito, pois antes de assistir eu não imaginava que ela ia imprimir os trejeitos da Dercy. Quebrei a cara, ela se entregou muito ao texto. E por falar no texto, puxa, quanto cuidado, quanto carinho, colocaram muita verdade. Foi emocionante demais. Espero que muitas outras pessoas tenham a oportunidade de conhecer a Dercy além dos palavrões, a Dolores que foi forjada em uma época pequena para uma mulher tão grandiosa. Viva Dercy!
Assisti a peça da Dercy no teatro em Santo Amaro, São Paulo. A peça traz a história dessa Diva maravilhosa e a atriz é espetacular. A Grace Gianoukas entra no personagem de uma forma e vemos a Dercy no palco. Vale muitooo a pena. Eu amei demais!!! Quem não foi ainda, vá!!! Maravilhosa!!!!
Assisti a peça no teatro Flávio Império; Viva Dercy é mais que um espetáculo sobre a vida de uma personagem icônica do Brasil, é um show de talento da Grace e uma linda história de força e coragem vivida por uma mulher incrivelmente forte e a frente do seu tempo…
Simplesmente sensacional, a Grace realmente nasceu para fazer a Derci. Fantástica demais.